GRANDE NOVIDADE!



Se você tem interesse em conhecer o "Método Paulo Freire", se você atua na Educação de Jovens e Adultos ou com alfabetização, esta é uma oportunidade imperdível.

A EaD Freiriana começa 2020 oferecendo o curso inédito e 100% online ‘Como Alfabetizar com Paulo Freire’. Serão 16 videoaulas, divididas em 2 módulos de 8 videoaulas cada.

Apropriando-se da experiência e da prática de Paulo Freire, você, junto com ele e conosco, da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire, de forma simples e direta, poderá enriquecer a sua atuação como alfabetizador(a) que aprende ao ensinar e que ensina ao aprender.

Vamos aprender e ensinar, uns(umas) aos(as) outros(as), uns/umas com os(as) outros(as), e concluiremos os nossos estudos acrescidos pela somatória de novos conhecimentos e saberes.

Ajude-nos a divulgar o curso. Compartilhe com seus amigos, com suas amigas, com educadores, educadoras, com pessoas interessadas no pensamento freiriano, nas diversas redes sociais que você frequenta.
Contamos com a sua participação!

VANTAGENS ESPECIAIS PARA VOCÊ PARTICIPAR DESTE CURSO


1. Acesso liberado às videoaulas - Você terá acesso inicial às 8 videoaulas do primeiro módulo, a partir de 03/02/2020 e às 8 videoaulas do segundo módulo a partir de 03/03/2020. Todas estas aulas estarão disponíveis para você até 31/05/2020 para rever as videoaulas quantas vezes quiser.

2. Grupo de WhatsApp - Você poderá participar, se quiser, do grupo inédito de WhatsApp deste Curso, para comentar as aulas, interagir e avaliar o curso.

3. E-book inédito do curso, elaborado pelos(as) cursistas - Opcionalmente, você poderá também ser autor ou autora do E-book inédito do curso: 'Como Alfabetizar com Paulo Freire', com nossas orientações.

4. Acesso à Plataforma do curso - Você acessará as 16 videoaulas, além de pdfs de livros, orientações, vídeos, outros materiais disponibilizados e para postas seu texto reflexivo sobre cada módulo.

5. Plantão de dúvidas - Plantão de Dúvidas semanal para esclarecer suas dúvidas pedagógicas. E terá acesso permanente ao Suporte Técnico da EaD Freiriana.

6. Comentário reflexivo e certificação - Apenas no final de cada Módulo, você deverá postar um comentário reflexivo para ter direito à certificação do curso. Participando apenas do curso, a certificação será de até 48 horas. Curso + E-book, certificação de até 75 horas.

7. Bônus especial: 1) PDF do Caderno de Formação “Como Alfabetizar com Paulo Freire” - Inédito, produzido por toda a Equipe Pedagógica e docente da EaD Freiriana (São Paulo, IPF, 2019-2020);
2) PDF do Caderno de Formação “Educação de adultos como direito humanos”, de Moacir Gadotti (São Paulo, Ed,L, 2009).

8. #Estudantepagameia - Se você for estudante e estiver realizando qualquer tipo de curso, terá 50% de desconto sobre o valor do curso: módulo 1 + módulo 2. O desconto não vale para a publicação no e-book.

CLIQUE AQUI, INSCREVA-SE NO CURSO E GARANTA A SUA VAGA DESDE JÁ!

‘COMO ALFABETIZAR COM PAULO FREIRE’ – MÓDULO 1

Período de realização: De 3 a 19 de fevereiro de 2020

Docentes: Carlos Rodrigues Brandão, Ângela Biz Antunes, Sônia Couto, Simone Lee e Paulo Roberto Padilha.

Formato: São 8 videoaulas iniciais de até 30 minutos cada.

Exibição das videoaulas: todas as segundas, quartas e sextas-feiras, nos dias 03/02/2020 (Lançamento da turma 2 do primeiro módulo*), 05, 07, 10, 12, 14, 17 e 19/02/20 (Encerramento do primeiro módulo*)



‘COMO ALFABETIZAR COM PAULO FREIRE’ – MÓDULO 2

Período de realização: De 3 a 27 de março de 2020 – 8 videoaulas (3 por semanas).

Docentes: Carlos Rodrigues Brandão, Ângela Biz Antunes, Sônia Couto, Simone Lee, Francisca Pini, Sheila Ceccon, Moacir Gadot ti e Paulo Roberto Padilha.

Formato: São 8 videoaulas iniciais de até 30 minutos cada.

Exibição das videoaulas: todas as terças e sextas-feiras, nos dias 03/03/2020 (Lançamento do segundo módulo*), 06, 10, 13, 17, 20, 24 e 27/03/20 (Encerramento do segundo módulo*)

OBJETIVO DO CURSO


Oferecer formação inicial para pessoas interessadas em aprender e/ou aprimorar práticas alfabetizadoras junto a jovens, adultos e idosos, na perspectiva do método, da metodologia e da filosofia de Paulo Freire, para atuar de forma crítica, social e emancipatória, em diálogo com os princípios e práticas da psicogênese da língua escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e com conhecimentos da psicolinguística e da teoria psicológica e epistemológica de Jean Piaget, em especial, as diferentes hipóteses da construção da leitura e da escrita. Ao resgatar também as contribuições de Vigotsky, este curso pretende contribuir para a compreensão e a aplicação prática do construtivismo piagentiano, com o sócio-construtivismo vigotskyano e freiriano.


Certificação pelo curso: até 48 horas + 27 horas pela participação no E-book = total de créditos possíveis de 75 horas.

*Você pode participar presencialmente na sede do instituto Paulo Freire. basta se inscrever e participar do sorteio. até 20 participantes presenciais tanto no lançamento do curso, como no encontro de encerramento.

QUER SABER MAIS SOBRE O CURSO ‘COMO ALFABETIZAR COM PAULO FREIRE’? CLIQUE AQUI E BAIXE O ARQUIVO EM PDF.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO
COMO ALFABETIZAR COM PAULO FREIRE

MÓDULO 1 – FEVEREIRO DE 2020

Videoaula 1 - O que é o Método Paulo Freire (I);

Videoaula 2 - Universo vocabular, palavra geradora e tema gerador como momentos da Leitura do Mundo;

Videoaula 3 - Leitura do Mundo: a conscientização como prática pedagógica e a politização do ato educativo;

Videoaula 4 - Contra o quê? Em nome de quê? E o diálogo como sentimento de amor tornado ação política e transformadora;

Videoaula 5 - O Método Paulo Freire e os primeiros exercícios de escritas de alfabetizandos jovens, adultos e idosos;

Videoaula 6 - A importância da oralidade, escrita e leitura na alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos;

Videoaula 7 - Psicogênese da Língua Escrita;

Videoaula 8 - Alfabetização (Etno) Matemática.

MÓDULO 2 – MARÇO DE 2020

Videoaula 9 - O que é o Método Paulo Freire (II);

Videoaula 10 - Práticas de leitura na alfabetização de jovens, adultos e idosos;

Videoaula 11 - Práticas de escrita (produção de texto) na alfabetização de jovens, adultos e idosos;

Videoaula 12 - O papel das múltiplas linguagens e da lucididade na alfabetização de jovens, adultos e idosos;

Videoaula 13 - A avaliação processual e dialógica no processo de alfabetização;

Videoaula 14 - O trabalho com diferentes gêneros textuais na alfabetização de jovens, adultos e idosos;

Videoaula 15 - Materiais didáticos na perspectiva da alfabetização freiriana: cuidados pedagógicos do(a) alfabetizador(a);

Videoaula 16 - Como alfabetizar hoje com Paulo Freire.

Aulas 100% online; estude onde quiser e no horário que for melhor para você.

Após o término de cada módulo do curso, você terá 30 dias para fazer o seu comentário reflexivo. E ainda terá acesso à plataforma da EaD Freiriana até 31/05/2020. Possibilidade de participação presencial, na sede do IPF, por sorteio, do encontro de lançamento e de encerramento do curso, para conhecer pessoalmente os (as) docentes do curso e, conversar, na transmissão ao vivo, com todos (as) os demais cursistas, de vários estados brasileiros e, também, de outros países.

Orientações metodológicas para a produção de artigo para o E-book inédito do curso, em dois chats, com transmissão ao vivo.

Ex-cursistas participam de todos os cursos pela EaD Freiriana com desconto de 20%. Ou seja, no próximo curso, você já começa a ter direito a este desconto especial. (*)

Você passa a ser aluno(a) da Universitas Paulo Freire (UniFreire), que é uma rede de pessoas e instituições presentes em mais de 100 países, para dar continuidade ao legado Paulo Freire. Assim, receberá gratuitamente todas as publicações da UniFreire e notícias atuais dos IPFs de vários países do mundo. E poderá participar a cada dois anos dos Encontros Internacionais do Fórum Paulo Freire. O próximo Encontro, em setembro de 2020, será na sede do IPF, em Paris, França.

*Para qualquer curso da EaD Freiriana, com exceção de Jornadas e Semanas.

INVESTIMENTO NO CURSO COMO ALFABETIZAR COM PAULO FREIRE’

Além de participar do curso com todas as mediações e interações previstas, o(a) cursista tem ainda a opção de participar como co-autor(a) de um e-book intitulado 'Como Alfabetizar Com Paulo Freire”, produzindo seu artigo.

Este e-book será apresentado pelo Professor Moacir Gadotti, prefaciado pelo professor Carlos Rodrigues Brandão. E será organizado por Paulo Roberto Padilha, Janaina Abreu e Ângela Biz Antunes. O posfácio caberá às professoras Sônia Couto, Francisca Pini e Sheila Ceccon. Ou seja, docentes e cursistas poderão também estar presentes neste E-book.

Será mais uma publicação histórica e inédita da EaD Freiriana, com registro ISBN. Os(as) cursistas que participarem como autores do E-book receberão mais 27 (vinte e sete) horas de crédito-atividades, para fins de certificação, podendo chegar a um total de75 (setenta e cinco) horas.

Veja, abaixo, informações sobre investimento que poderá ser feito:

INSCRIÇÃO NO CURSO


R$157,00

Escolher

INSCRIÇÃO NO CURSO
+ PARTICIPAÇÃO NO E-BOOK


R$ 497,00


Escolher
ESCOLHA UMA DAS DUAS OPÇÕES E GARANTA JÁ A SUA VAGA

O valor do curso poderá ser pago à vista, com boleto, cartão de débito, ou com cartão de crédito em até 3 parcelas, sem juros. Parcelando de 4 a 10 vezes, há juros cobrado pela operadora do cartão.

EX-CURSISTA DA EAD FREIRIANA TEM
DESCONTO DE 20%
NO VALOR DO CURSO

ESTUDANTE TEM 50% DE DESCONTO
NO VALOR DO CURSO. Módulo 1 + Módulo 2. NA INSCRIÇÃO, DIGITE EM CUPOM: #Estudantepagameia

ESCOLHA UMA DAS DUAS OPÇÕES E GARANTA JÁ A SUA VAGA

CONHEÇA OS (AS) DOCENTES DO CURSO
‘COMO ALFABETIZAR COM PAULO FREIRE’

Ângela Biz Antunes

Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Licenciada em Letras (1982), Pedagogia (1985). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de jovens e adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da escola: princípios e propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002) e Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas (IPF, 2010), com Paulo Roberto Padilha. Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos. Pesquisadora e palestrante com ênfase na participação popular, educação para e pela cidadania, democracia participativa, gestão democrática na escola pública, Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECEs), exercícios de cidadania desde a infância e docência na perspectiva freiriana, entre outros. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.

Carlos Rodrigues Brandão

Nasceu no Rio de Janeiro em 1940. Licenciado em psicologia pela PUC/RJ, é mestre em Antropologia Social e possui doutorado em Ciências Sociais, com pós-doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Geografia e Historia da Universidad de Santiago, em Santiago de Compostela, Espanha. Envolveu-se com cultura e educação popular no Movimento de Educação de Base (MEB), em janeiro de 1964. Desde então participa como assessor e como autor de livros e escritos sobre os temas. Na Universidade Estadual de Campinas, está vinculado ao GEPEJA, Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos Um de seus mais de 50 livros publicados é intitulado O que é Método Paulo Freire.

Francisca Rodrigues de O. Pini

Assistente Social e professora, com Mestrado e Doutorado em Serviço Social, Políticas Sociais pela PUC/SP. Ativista e pesquisadora em políticas sociais e direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens é professora Visitante da Unifesp/B, consultora na Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom) e filiada à ANDHEP. Atualmente é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire e durante cinco anos foi a coordenadora pedagógica do Projeto MOVA-Brasil pelo Instituto Paulo Freire. É organizadora dos livros Educação, Participação Política e Direitos Humanos (Ed,L, 2011), Salvar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), (IPF, 2015).

Moacir Gadotti

Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977) e professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo. É autor de uma extensa obra, incluindo Pedagogia da Terra (2001), Os mestres de Rousseau e Educar para a sustentabilidade, onde desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Educação Cidadã numa perspectiva dialética integradora e orientada pelo paradigma da sustentabilidade.

Paulo Roberto Padilha

Doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pedagogo, bacharel em Ciências Contábeis, músico e compositor musical. Coordena a EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire onde trabalha há 24 anos, já tendo sido Coordenador do Movimento da Escola Cidadã, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Diretor Pedagógico. Autor dos livros Planejamento dialógico: como elaborar o projeto político-pedagógico da escola; Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação e Educar em todos os cantos: por uma educação intertranscultural. Como artista, músico e compositor, criou o projeto Transbordarte2033 (vide site: www.transbordarte2033.com.br), onde podem ser encontrados seus CDs musicais).

Sonia Couto Souza Feitosa

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP). É autora do livro Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado (Brasília: Liber livros, 2010) e de livros didáticos para EJA na perspectiva freiriana. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e em cadernos pedagógicos para Secretarias Municipais de Educação. É coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire que tem como missão socializar e dar continuidade ao legado freiriano. Contato: sonia.couto@paulofreire.org.

Simone Lee

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP, possui experiência em salas de alfabetização, formação de educadores e articulação e assessoria a Secretarias Municipais de Ensino. Foi assistente pedagógica na área da EJA do Instituto Paulo Freire, onde atuou no Projeto MOVA-Brasil. Atualmente faz parte da Equipe Pedagógica da EaD Freiriana do IPF, onde atua também na assistência e edição de videoaulas colaborando com a gestão da Plataforma dos cursos da EaD Freiriana e com o Setor de TI do IPF. Publicou Cuidado com o registro e a sistematização das ações”, sobre o Projeto MOVA-Brasil, no livro Reinventando Freire. São Paulo, 2018.

Sheila Ceccon

Engenheira agrônoma, especialista em Horticultura pela Universidade de Pisa- Itália e mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, pela Unicamp. Atua na área de meio ambiente e educação. No Instituto Paulo Freire, desde março de 2010, coordena a UniFreire, é responsável pela dimensão socioambiental de projetos e assessorias e representa a instituição no Movimento de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e nos Conselhos Internacionais do Fórum Social Mundial e do Fórum Mundial de Educação.

O INSTITUTO

O Instituto de Educação de Direitos Humanos Paulo Freire é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2001, em São Paulo - Brasil, que tem por finalidade a promoção da educação e dos direitos humanos.

Compartilhe com suas(seus) amiga(os) para ninguém ficar de fora deste curso! E para fortalecer ainda mais o legado freiriano, ajude na divulgação deste curso.

• Curta a página da EaD Freiriana no Instagram: https://www.instagram.com/eadfreirianaipf

• Curta a página da EaD Freiriana no Facebook: https://www.facebook.com/eadfreirianaipf

• Inscreva-se na página do iPF.Tv, no Youtube: https://www.youtube.com/c/iPFTv2018 (acione o sininho para receber notificações)

INSTITUTO PAULO FREIRE DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - IPF

 Rua Cerro Corá, 550 - Alto da Lapa
São Paulo/SP - 05061-100

(11) 3021-5536